A Harpa no Altar

Afinal, o que é a Harpa?

A Harpa é reconhecidamente um dos instrumentos mais antigos que se tem relatos. Seus primeiros registros são de aproximadamente 6 mil anos de história, na região da antiga Mesopotâmia. Ela é usualmente feita de madeira com alguns pedaços em metais, e sempre em formato triângular. Suas cordas são de tamanhos variados, podendo ser de nylon ou tripa – há quem diga que essas têm uma sonoridade melhor – e com cores diferentes, para que o harpista reconheça as notas. Os pedais da Harpa, através de seus mecanismos internos têm as funções de subir e abaixar os tons do instrumento, auxiliando para uma característica primordial do instrumento: o alcance de notas que nenhum outro consegue ter.

E a Harpa no Altar?

Tradicionalmente a Harpa é o principal instrumento de diversas festividades ao redor do mundo. Sejam os celtas na Grã-Bretanha, os chineses ou na própria América latina, trazida pelos padres jesuítas em sua colonização, a Harpa trás consigo um significado que vai muito além de seu belíssimo som e entretenimento.

É um instrumento que, devido ao seu longo histórico de representações e uso, carrega um forte cunho espiritual. Pode-se dizer que a Harpa simboliza uma espécie de elo de ligação entre o céu e a terra. Historicamente basta olhar as representações de anjos, principalmente juntos à afrescos, e então tem-se a dimensão de sua importância dentro da cerimônia do sagrado matrimônio.

Inegavelmente a Harpa traz todo um romantismo e elegância especiais para casamentos. Seja em igrejas, sítios, praias, buffets ou quaisquer lugares a se realizar a cerimônia, o impacto de um instrumento de porte e importância milenar é notório nas emoções emanadas pelos convidados e familiares. O ambiente torna-se solene e o tempo praticamente congela para aquele instante de alegria e comunhão. Pode-se dizer que nas mãos dos profissionais mais capacitados, a Harpa é uma atração à parte, e funciona da maneira mais orgânica possível dentro da festividade.

Foi ideia do Rvmo. Pe. Nadir da igreja Nossa Sra. do Brasil colocar uma Harpa no altar, e em 1998, o CORAL TANUS foi o primeiro e único a ter uma Harpa dourada exclusiva para tocar a música “Ave Maria” ao lado dos noivos. A harpista Lúcia Tanus (filha do maestro) é quem nos encanta com seu dom e habilidade, trazendo todos os sentimentos já citados e proporcionando a todos os seus clientes a melhor experiência e um evento verdadeiramente inesquecível.

Solicitar Orçamento

Entre em contato através do formulário ao lado que teremos o prazer de te atender pessoalmente, entender suas necessidades orçar seu evento!

WhatsApp

Se preferir, clique aqui e fale conosco direto pelo whatsapp!

E-mail

coraltanus@coraltanus.com.br

Endereço

Rua Conselheiro Zacarias, 391, Jardim Paulista, São Paulo.