O Clarim

Afinal, o que é o Clarim?

O Clarim é um aerofone da família dos metais, ou simplesmente um instrumento de sopro. Ele é composto de um bocal em uma das extremidades e uma campânula (o formato de “vaso” ou “sino” pelo qual sai o som) em outra. Inicialmente a variação das notas era feita somente pela embocadura do instrumentista, consequentemente limitando as notas soadas pelo instrumento à série harmônica de seu som fundamental.

Hoje, a alta procura – principalmente por parte de noivas – fez com que fossem necessárias adaptações no instrumento, para que assim, as músicas desejadas por parte de seus cerimonialistas pudessem ser entoadas e notas mais específicas atingidas. Sua campânula foi alongada, para que fosse possível colocar uma flâmula (espécie de bandeira pequena), deixando o Clarim ainda mais bonito. Um sistema de recursos de notas que podem ser definidas através dos dedos foi instalado e com isso chegamos ao maravilhoso som já tradicional em inúmeros casamentos.

E o Clarim no Altar?

O uso do Clarim remete às épocas medievais, onde o mesmo era usado para anunciar a chegada de reis e nobres. Com o tempo, seu uso foi sendo diversificado, e passou a ser usado em caças e posteriormente, ao mais tradicional meio militar. Dentro do mesmo, ele é usado principalmente para anunciar a chegada de cavalarias e determinar ordens que são transmitidas pelo instrumento através do corneteiro. Seu toque é tão importante que é usado apenas cerimônias e solenidades de extrema relevância.

Com o tempo, o uso do Clarim em casamentos passou a ser habitual, principalmente para anunciar a chegada triunfal da noiva. Principalmente por sua imponência, o Clarim tem o poder de deixar os convidados absolutamente paralisados e emocionados com esse instante mais do que especial. A solenidade e o clima praticamente de cunho etéreo, causados pelas clarinadas nos momentos que precedem a entrada da noiva são tão fundamentais que recebem o nome de prefixo.

Em 1986, Iberê Tanus (filho do maesto) anunciou a chegada de uma noiva na Igreja Nossa Senhora do Brasil, com um lindíssimo Clarim Dourado. Durante um circuito de viagens pelo Brasil, Iberê passou a explicar a músicos de cidades locais como era feito o prefixo, e a partir de então, ajudou a difundir essa linda prática pelo país.

o clarim

Solicitar Orçamento

Entre em contato através do formulário ao lado que teremos o prazer de te atender pessoalmente, entender suas necessidades orçar seu evento!

WhatsApp

Se preferir, clique aqui e fale conosco direto pelo whatsapp!

E-mail

coraltanus@coraltanus.com.br

Endereço

Rua Conselheiro Zacarias, 391, Jardim Paulista, São Paulo.