O Presente não se faz sem História.

Coral Tanus - Theatro Municipal

1973

O Casal Jaime e Ivone iriam se casar e foram até o Theatro Municipal procurar músicos para tocarem em sua cerimônia, pois eles queriam o melhor e conheceram o Maestro Tanus, surgiu a partir deste momento o CORAL TANUS.

Jovens músicos e cantores mostram a sua arte além das fronteiras do Theatro Municipal. Na Igreja São José do Jardim Europa às 20:00 horas do dia 27 de março, aconteceu a primeira apresentação, hoje já são mais de 16 mil cerimoniais.

1974

Igreja São José
Solistas e Soprano

1976

Neste ano iniciamos a participação de um “Tenor Solista” (voz masculina) para cantar a “Ave Maria”. Normalmente as músicas eram executadas apenas com os instrumentos ou com a participação somente do Coral. Mais tarde foi acrescentado também a “Soprano Solista” (voz feminina).

Criação do Maestro:  O “Prefixo”, uma musica bem curta, com bastante impacto, para anunciar a “Chegada da Noiva” aconteceu na Catedral Anglicana de São Paulo.

1977

Prefixo

1978

Nossa primeira viagem para atuarmos fora de São Paulo (Rio de Janeiro), hoje já foram mais de 500 viagens pelo Brasil.

Inauguramos o nosso primeiro escritório nas proximidades do Theatro Municipal para facilitar o trabalho do Maestro. Antes, as noivas eram atendidas nas dependências do Theatro Municipal ou em suas residências.

1979

Edifício Vicentina

1980

Foi criado o “Trio Renascentista” composto de Flauta, Alaúde e Violoncelo. Este Trio fez inúmeras apresentações nas principais Igrejas e Salas de concerto de S. Paulo.

Criação do Maestro: Damas de Honra levam as Alianças até aos Noivos, no meio do Cerimonial, criando assim um momento de descontração durante a Celebração.

1981

Violinistas

1982

Criação do Maestro: Os violinistas em Trajes de Gala acompanham as “Damas de Honra”.

Substituímos os antigos órgãos valvulados das Igrejas por Teclados sintetizadores.

1983

Teclados Sintetizadores
Coral Tanus

1984

Para se executar um repertório moderno para a época, foi criada a “Camerata Paulistana”, orquestra de cordas, que realizou entre outros um Concerto Especial em homenagem a John Lennon, falecido naquela semana.

Realizamos a primeira gravação em um estúdio digital móvel (com recursos da época), de um casamento na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Hoje, já não fazemos tais gravações; seria menosprezar os recursos tecnológicos e a capacidade artística dos profissionais de Foto e Vídeo.

1985

Iberê Tanus com clarim dourado

1986

Mais uma Criação do Maestro: ainda criança, Iberê Tanus (filho do Maestro) anuncia com um Clarim Dourado uma Noiva na Igreja Nossa Senhora do Brasil. Durante as Viagens pelo Brasil, o Iberê explicou aos músicos das cidades de como era feito o Prefixo com o Clarim e sua vestimenta. Hoje, centenas de Clarinistas anunciam Noivas todo o País.

Foi realizada na época uma pesquisa comprovando o seguinte: Quando as pessoas veem os instrumentos sendo executados, estas pessoas assimilam (ouvem) 60 % a mais, pelo simples fato de verem os instrumentos. Comprovando que as Criações do Maestro estavam corretas de apresentar aos Convidados os Instrumentos (Violinos, Clarins e a Harpa).

1987

Fita Cassete

1988

Para a escolha musical, foi gravada uma fita cassete para que os Noivos pudessem escolher as músicas em casa, de forma mais confortável.

A primeira criança violinista a acompanhar os pajens e Damas foi o Violinista Erick Schaffer, aos 06 anos de idade. Hoje, Nosso Prodígio toca nas principais orquestras do Brasil e Europa. Na sequência, sua Irmã Evellin Schaffer seguiu os mesmos passos.

1989

Criança Violinista

1990

Iniciamos o uso de microfones nas Igrejas, abrindo possibilidades para a feitura de um maior número de músicas modernas.

A qualidade nos resultados exige material necessário: Técnicos de Som, Roadies, microfones, caixas de som, mesas digitais, estantes, cabos em geral, etc…. Surgiu, então o Primeiro Veículo de carga para equipamentos de som de um Coral, a Fiorino Furgão 1991, nossa relíquia, que já atuou em mais de 10.000 casamentos. Até hoje a tratamos com muito Carinho…

1991

Fiorino Coral Tanus
CD Coral Tanus

1992

Como a chegada do CD, nossas fitas cassetes se aposentam, dando lugar aos CDs.

Criamos nosso Banco de Dados, onde cadastramos com segurança todos os nosso clientes.

1993

1994

Para coordenar os cerimoniais começamos por usar rádios comunicadores da Air-link, que, logo após se tornou a Nextel. Hoje, todos os Nossos serviços tem a segurança da tecnologia da Vivo.

Com a chegada da internet, mais uma vez saímos na frente ao lançarmos o Nosso Site e e-mail.

1995

Coral TanuS

1996

Criação do Maestro: Fomos os primeiros a usar as “Campanas” (Sinos Sinfônicos) em seus arranjos de música para casamentos. Tivemos a colaboração de Djalma Colareri, colega do Maestro no Theatro Municipal, hoje mundialmente conhecido por seus ótimos instrumentos de percussão.

Criação do Maestro: Ideia do Revmo. Pe. Nadir José Brun, pároco, na época, da Igreja N. Sra. Do Brasil, importamos da Áustria uma Harpa Dourada.

1997

Harpa

1998​

Único Coral a ter uma HARPA DOURADA exclusiva para tocar a música “Ave Maria”, no Altar, ao lado dos Noivos. A Harpista Lúcia Tanus (filha do Maestro) é quem nos encanta com este instrumento angelical.

Foi o ano de Nosso Primeiro “Prefixo” que anuncia a Entrada das Noivas nas Igrejas, a música, 2.001 – Uma odisseia no espaço – Assim falou Zaratustra de Strauss, “Um Clássico”. Esta música foi apresentada em 98% dos Casamentos daquele ano.

2001

2003

Todo o Nosso arquivo musical, mais de 2.600 músicas, estava digitalizado finalmente e a partir daí Todas as músicas escritas pelo Maestro Tanus entraram para a era digital.

10.000 mil Casais tiveram, sentiram e emocionaram com a Melhor música, este fato aconteceu no dia 15 de Julho de 2.004, em Nosso escritório localizado no Planalto Paulista com o Casal Beatriz e Murilo que se casaram no ano seguinte na Igreja São José do Jardim Europa.

2004

2006

Além da ótima música feita, os investimentos no material estrutural mudou muito… a partir de 2008 Todas Caixas Acústicas, Cabos, acessórios e Teclados são substituídos a cada 02 anos, com isso ganhamos mais ainda em Qualidade de som e o uso da tecnologia atual neste segmento.

Antes mesmo de surgir o “youtube” apresentando vídeos inusitados de produções musicais, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia da PUC no dia mundial da voz, realizamos no Mercadão Municipal de São Paulo a “ópera no mercado” hoje podendo ser vista na internet. Foi um marco para a época.

2010

Quarteto de cordas

2012​

A partir deste Ano incluímos aos nossos grupos o Quarteto de Cordas, como muitas Cerimônias estavam acontecendo além das Igrejas, este grupo se tornou bem requisitado.

Celebramos Nosso aniversário de 40 anos no Teatro da APESP, pudemos relembrar a trajetória de Sucesso, onde recebemos o Nosso Casal de Número 01 e o Casal 14.000 Mil além de Amigos de longa data.

2014

2016

Entramos de vez na era digital com todo Nosso conteúdo e  know-how pelas redes sociais como: Instagram, Youtube e Facebook, assim ficou muito mais fácil conhecer a Nossa Arte.

Após anos na região de Moema, decidimos concentrar o Nosso escritório para mais próximo das Igrejas e para um Melhor atendimento, o Nosso escritório está nos Jardins, pois além de um fácil acesso estamos a menos de 15 minutos das principais Igrejas.

2019

2020

Pesquisar em Sua história, fatos marcantes de criações e acontecimentos que marcaram a trajetória de um dos mais importantes Corais de São Paulo. Muitas Curiosidades e histórias foram esquecidas ou se perderam no tempo. Novidades e criações continuaram a surgir e com certeza as faremos, pois, o presente não se faz sem história….